Ir para o conteúdo

Diálogos

CONSULTA SOBRE PRINCÍPIOS PARA REGULAÇÃO DE PLATAFORMAS DE REDES SOCIAIS

O CGI.br apresenta dez princípios para a regulação de redes sociais, no exercício de sua atribuição, de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no país. Uma proposta preliminar de princípios foi colocada em consulta aberta para escuta da comunidade da governança da Internet, entre maio e junho de 2025.

Veja aqui os 10 Princípios do CGI.br para Regulação de Plataformas de Redes sociais

Confira o debate realizado por meio de consulta aberta

Essas iniciativas são parte das contribuições que o CGI.br há 30 anos oferece à sociedade visando subsidiar a construção de importantes instrumentos regulatórios no país, como o Decálogo que traz os Princípios para a governança e uso da Internet no Brasil, em que os princípios “Inimputabilidade da rede” e “Neutralidade da Rede” serviram como pilares do Marco Civil da Internet e o princípio da Liberdade, Privacidade e Direitos Humanos que norteou os debates da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Tipologia de Rede

Confira a nota técnica sobre Tipologia de Provedores de Aplicação, um estudo que busca contribuir para o avanço das discussões sobre regulação de provedores de aplicação, fornecendo subsídios aos debates em curso em matérias legislativas no Brasil e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ver Debate
Consulta sobre Relugação de Plataformas Digitais

Após realizar uma consulta de Regulação de Plataformas Digitais, o CGI.br publicou um relatório de sistematização dos resultados para apresentar as contribuições de forma mais acessível e sintética, a fim de permitir ao público conhecer as diferentes perspectivas, consensos e dissensos sobre os temas tratados e os pontos a serem aprofundados.

Ver Debate